A partir de hoje vacinas da gripe estão disponíveis nas Juntas de Freguesia

Partilhar
Share On Facebook

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal nas Juntas de Freguesia para grupos de risco iniciou-se hoje em todo o distrito de Viana do Castelo.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de Outubro, iniciou-se este ano mais cedo com uma primeira fase para qual foram disponibilizadas 350 mil vacinas. A segunda fase, que começa hoje, é destinada a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Uma parceria proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo foi a forma encontrada para assegurar que população mais idosa e vulnerável não tenha que se deslocar a um Centro de Saúde, onde porventura haveria maior número de utentes e, por isso, maior número de contágios.

Evitar o contacto próximo para evitar contágio pelo novo corona vírus, bem como pela gripe sazonal, é pois a palavra de ordem ao mesmo tempo que se tenta garantir a vacinação de todo o grupo de risco.

A vacinação nas juntas de freguesias foi a estratégia encontrada para se proceder à vacinação da gripe sazonal, mas também a forma de reduzir o número de contágios por gripe sazonal e libertar as Centros de Saúde e urgências para os casos do Covid-19 que, neste momento, estão a ter um crescimento preocupante.

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal arrancou ontem, dia 19, com a colaboração das juntas de freguesia do concelho de todos os dez municípios do distrito de Viana do Castelo.

As Juntas de Freguesia estão a funcionar como postos de vacinação contra a gripe sazonal para aliviar a pressão sobre os centros de saúde do concelho, sendo a vacina sempre administrada pelas equipas de enfermagem da ULSAM.

No caso da cidade de Viana do Castelo, nomeadamente no que se refere aos munícipes residentes em Santa Maria Maior e Monserrate, estes deverão recorrer ao Centro Cultural da cidade, local que está a funcionar como Unidade de Vacinação para a gripe sazonal.

A autarquia criou ainda uma uma Linha de Apoio Municipal de Vacinação, para permitir a inscrição da população através do telefone 258 819 310, que,segundo Ricardo Rego, vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, trata-se de uma estratégia que pretende alcançar “o máximo de cobertura à população abrangida”