Câmara adquire espólio do jornal Aurora do Lima

Partilhar
Share On Facebook

Foi hoje assinado um contrato de compra e venda entre o Município vianense e o jornal Aurora o Lima com vista à aquisição de espólio daquele jornal centenário.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes José Maria Costa, presidente da autarquia vianense, e os proprietários do jornal Aurora do Lima, Bernardo Barbosa e Rui Barbosa.

O contrato agora assinado prevê a aquisição de “bens móveis, de valor histórico ou museológico” do jornal Aurora do Lima por parte da autarquia, que ficarão armazenados e preservados na biblioteca municipal vianense.

O arquivo de edições daquele jornal desde a sua fundação será então transferido para a Biblioteca Municipal, onde se irá proceder à digitalização das edições dos primeiros 100 anos do jornal.

O Município de Viana do Castelo espera agora chegar a um entendimento para a aquisição do edifício sede daquele jornal, na Rua Manuel Espregueira, no qual prevê instalar uma  Hemeroteca Municipal e um Espaço Memória, que será um espaço de consulta de todas as coleções de jornais e revistas de que o Município dispõe e se encontram à guarda da Biblioteca Municipal

Segundo o município esta iniciativa integra-se no âmbito do “programa de preservação, conservação, requalificação e valorização do património do concelho que visa apoiar associações e instituições a conservar, proteger e valorizar o património de Viana do Castelo”.

Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat