Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

Câmara adquire espólio do jornal “Aurora do Lima” e cria “Espaço de Memória”

Partilhar
Share On Facebook

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de entrar em acordo com os proprietários do jornal Aurora do Lima, com o objectivo de preservar todo o espólio daquele jornal centenário editado em Viana do Castelo.

O Aurora do Lima é um dos poucos jornais centenários do país, sendo que, com a sua primeira edição em 1885, é o segundo jornal mais antigo de Portugal em edição.

O seu rico espólio representa um valor acrescido para a cidade de Viana do Castelo, mas também para a região, pelo que mereceu a atenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo que já há algum tempo negociava a possibilidade de adquirir todo o acervo do jornal.

Finalmente hoje, em reunião de Câmara, foi aprovada uma proposta de protocolo com vista à aquisição da coleção e do espólio do “Aurora do Lima” pelo município.

O protocolo prevê a aquisição de todas as edições desde 1855 até à atualidade, as quais serão digitalizadas e passarão a estar acessíveis a todos os cidadãos. Para além do acervo editado, o protocolo prevê ainda conservar e valorizar os equipamentos e máquinas do “Aurora do Lima”.

O apoio financeiro previsto para esta aquisição é de 170 mil euros, num pagamento que será feito em três tranches ao longo do presente ano.

Em negociação está ainda a aquisição da sede do jornal, situada na Rua Manuel Espregueira, local onde a Câmara de Viana o Castelo pretende avançar com a criação de uma Hemeroteca Municipal e de um Espaço Memória. Esta hemeroteca terá como objetivo a constituição de um espaço de consulta de todas as coleções de jornais e revistas de que aquele município dispõe e se encontram à guarda da Biblioteca Municipal, ficando este novo serviço na dependência direta da mesma Biblioteca e divisão.

Segundo nota divulgada pelo município vianense a “valorização do património cultural é um dos objetivos previstos nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2021”, sendo que o Município “tem um programa de preservação, conservação, requalificação e valorização do património do concelho que visa apoiar associações e instituições a conservar, proteger e valorizar o património de Viana do Castelo”.