Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

FPF cria fundo de dois ME para apoiar clubes com provas suspensas

Partilhar
Share On Facebook

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) criou um fundo de apoio a clubes que tiveram as competições suspensas devido à pandemia de covid-19, no valor de dois milhões de euros, anunciou hoje o organismo.

“Face ao impacto gerado pela pandemia de covid-19, a direção da FPF decidiu instituir um novo fundo de apoio destinado a ajudar os clubes das provas nacionais e distritais que foram obrigados a suspender a sua atividade”, lê-se no comunicado oficial.

O fundo terá um montante global de dois milhões de euros, tendo uma parte a fundo perdido e outra a título de empréstimo, até 1.500 euros para clubes da segunda divisão feminina e primeiras divisões distritais, 1.250 para outras divisões distritais e terceira feminina e 1.000 euros para as formações de futsal.

A FPF assegura que todos os clubes destas competições podem candidatar-se a estes apoios, sendo que cada associação distrital e regional vai receber 15 mil euros, assim como um valor variável por cada clube que estava em atividade em janeiro 2021 nas provas distritais.

“O objetivo deste novo fundo é permitir que as associações distritais auxiliem os clubes das suas competições neste período especialmente difícil em que as provas foram suspensas devido à pandemia bem como auxiliar diretamente os clubes participantes nas provas nacionais”, explicou a FPF.

Com o atual estado de emergência, em vigor desde 14 de janeiro, apenas os campeonatos profissionais, I Liga e II Liga, e “equiparadas”, casos dos principais escalões nacionais seniores de futebol feminino, futsal e o Campeonato de Portugal estão a decorrer, tendo os restantes sido suspensos, situação que se mantém desde março de 2020 para a formação.