Lar da Santa Casa da Misericórdia regista 38 casos de covid-19

Partilhar
Share On Facebook

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima regista já 32 idosos e seis funcionários infetados com o covid-19.
Segundo Alípio de Matos, Provedor das Santa Casa de Misericórdia de Ponte de Lima, na quarta-feira, uma idosa de 92 anos foi transportada ao hospital de Viana do Castelo devido a problemas de saúde.
A idosa foi testada e confirmada a infeção pelo novo coronavírus”, tendo vindo a falecer no passado sábado.

Após ter sido detetada, no domingo, uma outra idosa infetada com o vírus, o médico que integra a Brigada de Intervenção Rápida solicitada pela Misericórdia, deu indicações para que fosse conduzida ao hospital, mas já regressou à Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Comunitário de Arcozelo”.

Existe ainda uma outra utente, também infetada pelo novo coronavírus, que “permanece internada naquela unidade hospitalar por ter sofrido uma queda”.

“Relativamente aos utentes e funcionários infetados a situação encontra-se, para já, estabilizada. Uns apresentam sintomas ligeiros, outros estão assintomáticos”, referiu o Alípio Matos.

Segundo o provedor “os utentes estão separados uma vez que a instituição dispõe de três alas distintas o que permitiu a criação de uma ala para doentes não-covid e de duas alas para doentes covid”.

Na instituição e num total de 45 utentes, 32 testaram positivo ao novo coronavírus, enquanto que, dos 38 trabalhadores, seis contraíram o vírus.

Há ainda onze idosos da ERPI que testaram negativo ao SARS-CoV-2 deverão repetir o despiste esta semana.

O responsável da instituição esperava que ainda hoje houvesse um reforço da Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social com três auxiliares.