Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

Museu dos Terceiros integra Rede Portuguesa de Museus

Partilhar
Share On Facebook

São já mais de 150 museus os museus que integram a Rede Portuguesa de Museus. A mais recente inclusão nesta lista foi o Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, que viu aprovada a sua credenciação e consequente publicação em Diário da República em 5 de Abril de 2021.

O Museu dos Terceiros é tutelado pelo Município de Ponte de Lima e para o Instituto Limiano e encontra-se instalado no conjunto arquitectónico formado pelo antigo Convento de Santo António dos Capuchos e pelo edifício da Ordem Terceira de São Francisco, na zona envolvente da Avenida dos Plátanos, em de Ponte de Lima.

Esta é a mais antiga instituição museológica de Ponte de Lima que tem à sua guarda um notável património religioso, que tem vindo a ser protegido, recuperado, estudado e valorizado, contribuindo igualmente para a divulgação e conhecimento do acervo sacro existente nas diversas freguesias do concelho de Ponte de Lima.

Segundo nota divulgada pela autarquia limiana este “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu, mormente no que toca ao cumprimento cabal das funções museológicas, que vão desde o inventário e a investigação até à conservação, divulgação e valorização do património, funções essas que são depois exponenciadas sobretudo através dos serviços educativos e das exposições temporárias, dirigidos às escolas e à comunidade em geral”.

A adesão à Rede Portuguesa de Museus agora conseguida é um estímulo para as entidades que tutelam a instituição, bem como para todos  que aí trabalham diariamente, no sentido de continuar a lutar pela preservação e valorização do património histórico de Portugal e de Ponte de Lima.