Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat

Os painéis electrónicos e o covid-19

Partilhar
Share On Facebook

Já todos estamos alertados para a necessidade de adoptar comportamentos que possam conter a pandemia.

A etiqueta respiratória, o uso de máscara e lavar as mãos frequentemente estão agora na lista dos nossos cuidados diários.

Perante este vírus desconhecido, invisível e silencioso, os cientistas estão numa corrida para descobrir uma vacina e, a cada dia, vão acrescentando conhecimento sobre o covid-19.

Sabemos hoje que o vírus pode sobreviver entre horas a dias em diferentes superfícies, que tenham sido tocadas por doentes infectados, continuando assim a ser um foco de contágio.

Daí a necessidade de regularmente se desinfectar as superfícies de contacto.

Perante este cenário, não se compreende que haja material urbano, nomeadamente os painéis electrónicos informativos existentes nas ruas de Ponte de Lima, os quais sugerem o toque àqueles que procuram determinada informação.

Para além de não existir um desinfectante no local, não existe conhecimento que esse mobiliário urbano seja alvo de limpeza regular, várias vezes ao dia, como sugerido para outras superfícies de contacto.

Os referidos painéis permaneceram ligados no período de verão, altura em que se registou grande afluência à vila limiana, sem que fosse tida em conta esta situação.

Hoje, mesmo sem gente nas ruas, os painéis continuam ligados e sem a devida atenção no que diz respeito à sua desinfecção.

Por isso mesmo é REPROVADO o seu uso.