Já lá vai mais um ano de uma vida longa

Partilhar
Share On Facebook

Estes dias foram de festa e com direito a escolher o dia da celebração.                   

Assim foi com Álvaro de Sousa e Castro, que este ano celebrou o seu 101º aniversário.

Todos os anos estão em cima da mesa duas opções para a celebração: o dia do nascimento, 13 Maio, ou o dia de registo, 15 de Maio.

 A opção recai sempre pelo primeiro dia, mas o certo é que Álvaro Castro superou qualquer uma dessas datas e somou mais um ano à sua bonita centena de anos.

A idade vai pesando, com mais curvatura na coluna, também mais dificuldade em andar, mas sempre com boa disposição.

Nascido na freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima, Álvaro é senhor de uma brincadeira refinada e de uma seriedade extrema.

Álvaro de Sousa e Castro cedo começou a trabalhar. Aos 12 anos rumou para Viana do Castelo, pela mão de seu pai, que o deixou à confiança de seu irmão Vicente Castro, chefe de Polícia de Segurança Pública de Viana do Castelo.

Por ali trabalhou em vários estabelecimentos comerciais e na cidade frequentou a Escola Comercial de Viana o Castelo.

Muitos anos volvidos regressou a Ponte de Lima para “trabalhar ao balcão” no estabelecimento de António Barros, tendo, mais tarde, iniciado o seu próprio negócio no ramo alimentar.

Aos 36 anos casou-se com Maria Carolina Dantas Soares Guimarães e, após a morte de Avelino Pereira Guimarães, seu sogro, o casal passou a gerir o Jornal Cardeal Saraiva, a Tipografia e Papelaria Guimarães, que eram propriedade da família, situados em pleno Largo de Camões, em Ponte de Lima.

Álvaro de Sousa e Castro, e Maria Carolina Dantas Soares Guimarães, já falecida, deram continuidade ao legado de Avelino Guimarães e são, por isso, dois nomes para sempre ligados ao jornal Cardeal Saraiva.

Durante anos o casal foi a face visível desta instituição com 111 anos de existência e a ela dedicaram a sua vida.

Ainda hoje Álvaro de Sousa e Castro é um elemento presente, fazendo parte da equipa deste jornal, que agora lhe endereça os votos de parabéns nesta data tão bonita.

Ouvir notícia
Listen to
this article
Text to speech by Listencat
Text to speech
by Listencat