Visitas a cemitérios sem aglomerações e limitadas a 30 minutos

Partilhar
Share On Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou uma nota onde manifesta a sua preocupação perante o momento difícil de pandemia que se vive.

 O fim de semana que se avizinha é dedicado às solenidades de Todos os Santos e as comemorações dos Fiéis Defuntos, manifestações intensamente sentidas e vividas pelos fiéis católicos.

Nestes dias é habitual verificar-se a romagem aos cemitérios e celebrações litúrgicas, pelo que se afigura possível uma aglomeração de pessoas, o que significa preocupações acrescidas perante a situação pandémica que se vive.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, face à emergência de contenção e de prevenção, espera que não se coloquem em causa os serviços de saúde dos hospitais, cumprindo, para isso, as medidas estipuladas pelas autoridades de saúde.

O autarca apelou aos párocos e aos responsáveis pela Diocese de Viana do Castelo para que sejam observadas a afetação dos espaços dos cemitérios com base nas indicações do número reduzido de pessoas e, em simultâneo, bem como da permanência máxima de trinta minutos por visitante.
Apelou ainda para que se abstenham de efectuar celebrações religiosas e de homenagem nos cemitérios, evitando assim a possibilidade de aumento da contaminação decorrente da proximidade de pessoas e aglomerações.

O autarca apelou aos párocos e aos responsáveis pela Diocese de Viana do Castelo para que seja respeitado o número reduzido de pessoas, em simultâneo, bem como a permanência máxima de trinta minutos por visitante.

Por outro lado, apelou aos representantes da igreja para que se a abstenham de efectuar celebrações religiosas e de homenagem nos cemitérios, evitando assim a possibilidade de aumento da contaminação decorrente da proximidade entre as pessoas.

A autarquia, em coordenação com todos os presidentes de Juntas de Freguesia, torna assim possível a visita aos cemitérios nos dias de Todos os Santos e Fiéis Defuntos, contando com a colaboração do Corpo Nacional de Escutas no apoio à informação e orientação de todos.