Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Beja e Faro estarão sob alerta laranja devido à precipitação, ao vento e à agitação marítima a partir das 20:00 de hoje e até terça-feira, indicou hoje a Proteção Civil.
Num briefing feito esta tarde a propósito da previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, o adjunto de operações nacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mata, disse que se prevê precipitação, que pode ser forte, acompanhada ocasionalmente de granizo e de trovoada, nas regiões do centro e sul e no litoral norte.
Nesse sentido, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas causadas por “acumulação de águas pluviais, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro” e cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras.
Quanto à agitação marítima, prevê-se que seja forte, a partir de terça-feira, na costa ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro e no barlavento algarvio, onde as ondas poderão chegar aos cinco metros e meio, devido aos efeitos da depressão GAROE.
São ainda esperados ventos fortes no litoral e nas terras altas, que podem atingir os 75 quilómetros por hora.
O adjunto de operações nacionais informou que a situação será reavaliada na quarta-feira.
Carlos Mata alertou que o piso rodoviário deverá estar bastante escorregadio devido à formação de lençóis de água, para possíveis acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e recomendou “a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, para que o escoamento se processe de uma forma eficaz”.
Segundo o responsável, serão emitidos avisos preventivos por SMS com indicações de alguns cuidados para a população.
O coordenador adjunto vincou que as pessoas devem “estar, acima de tudo, atentas às informações da meteorologia e indicações das autoridades”.