Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAVIANA DO CASTELOSapadores Florestais do Alto Minho com novos equipamentos de 42 mil euros

Sapadores Florestais do Alto Minho com novos equipamentos de 42 mil euros

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

Os municípios do Alto Minho, em articulação com a Comunidade Intermunicipal (CIM), vão dotar as 27 equipas de Sapadores Florestais do território com novos equipamentos, num investimento superior a 42 mil euros cofinanciado por fundos europeus, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a CIM do Alto Minho diz estarem em causa equipamentos “destinados à monitorização, planeamento, coordenação, avaliação e análise de riscos relacionados com incêndios rurais”.

“Estes equipamentos são fundamentais para a defesa da floresta do Alto Minho, contribuindo para aumentar a eficácia e a eficiência das operações, reduzir o número de reacendimentos e recolher informação útil de apoio à decisão”, justifica a CIM.

De acordo com a CIM, “os ‘kits’ incluem ‘tablets’ todo-o-terreno para recolha e gestão de informação no terreno, câmaras radiotérmicas para deteção de pontos quentes, estações meteorológicas para monitorização local das condições atmosféricas e dispositivos portáteis GPS, essenciais para a medição precisa das áreas ardidas”.

A CIM indica ainda que “a entrega será formalizada através da assinatura de protocolos entre a CIM Alto Minho, os municípios e as instituições de sapadores florestais, transferindo a título definitivo os direitos de propriedade sobre os equipamentos”.

Os municípios “garantem a contrapartida nacional do investimento”, acrescenta a entidade que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

“Com esta ação, a CIM Alto Minho e os seus municípios associados reforçam o compromisso com a segurança, a proteção civil e a gestão ativa da paisagem, valorizando o papel estratégico dos sapadores florestais na defesa do território e na mitigação dos riscos associados às alterações climáticas”, sustentam.

A CIM refere que este investimento de 42.274 euros se insere no projeto “FIREPOCTEP+ – Paisaje resiliente ante los grandes incendios forestales”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027.

O FIREPOCTEP+ “integra parceiros de Portugal e Espanha e procura melhorar a prevenção, a interoperabilidade e a capacitação operativa e social face aos grandes incêndios florestais, através de investimentos inovadores, da partilha de conhecimento e da cooperação transfronteiriça”.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes