
A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu hoje concurso público, pelo preço base de 1,2 milhões de euros, para reabilitar e modernizar o mercado municipal.
De acordo com o anúncio hoje publicado em Diário da República (DR) o prazo de execução do contrato é de 365 dias, sendo que o prazo para apresentação das propostas termina às 18:00 do dia 05 de setembro.
Os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias a contar daquela data.
O mercado tem mais de 30 anos e “o objetivo principal dos trabalhos visa a melhoria das condições de acesso e trabalho, assim como de conforto e segurança”.
O projeto “prevê a preservação do património, através da recuperação de elementos arquitetónicos originais”, refere a autarquia.
“Tal como foi explicado presencialmente aos comerciantes daquele espaço municipal, no final de junho – num processo de auscultação pública destinado à recolha de sugestões e contributos -, a intervenção pretende transformar o mercado num espaço comercial moderno, funcional, dinâmico, acessível, inclusivo e ambientalmente sustentável, respeitando, simultaneamente, o seu valor patrimonial e identidade local”, descreve a autarquia.
Está também prevista “a correção de patologias estruturais, nomeadamente em coberturas, paredes e pavimentos”, a par da “reorganização e refuncionalização dos espaços interiores, para garantir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadorias, com especial atenção à segurança e acessibilidade”.
Por outro lado, o mercado vai ser alvo da “integração de soluções sustentáveis, como materiais ecológicos, aproveitamento de luz natural e sistemas de energia renovável”.
A intenção é “o reforço da integração urbana, consolidando o papel do mercado como ponto de encontro social e de dinamização económica no centro da vila”.