
Sofia Aparício, natural de Viana do Castelo, integrará o grupo que embarcará com destino a Gaza numa missão humanitária. A atriz junta-se à deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua e ao ativista Miguel Duarte na Flotilha Humanitária que partirá esta semana com o objetivo de entregar ajuda à população e romper o cerco israelita.
Segundo um comunicado da organização da delegação portuguesa na iniciativa, a partida está prevista para esta semana e a jornada pelo mar Mediterrâneo deverá durar cerca de duas semanas, com a chegada a Gaza prevista para meados de setembro.
A organização defende que os navios têm direito à liberdade de navegação e à passagem humanitária ao abrigo do direito internacional, estando os participantes protegidos pela Convenção de Genebra.
Atendendo ao historial de intervenções anteriores das forças israelitas contra este tipo de ações humanitárias, a delegação portuguesa deu conhecimento desta missão ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português.
A ativista sueca Greta Thunberg integrou a Flotilha da Liberdade intercetada em 8 de junho pelo exército israelita quando tentava levar ajuda humanitária a Gaza. Dos 12 ativistas que viajavam a bordo do navio Madleen, quatro aceitaram ser deportados após a interceção pelo exército israelita.
Israel tem em curso uma ofensiva militar na Faixa de Gaza desde que sofreu um ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1200 mortos e 250 reféns. De acordo com dados divulgados pelas autoridades do enclave palestiniano, a ofensiva lançada por Israel em Gaza já fez cerca de 62700 mortos.