
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, monumento nacional e coração espiritual do Alto Minho, prepara-se para receber a partir de domingo, 31 de agosto, uma das mais importantes romarias de Portugal. Até 8 de setembro, este local de culto, inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, será palco de nove dias de intensa devoção, cultura e tradição, esperando acolher milhares de fiéis e visitantes de Portugal e de Espanha.
A programação, organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, alternará entre a solenidade religiosa e a animação popular e cultural. As celebrações religiosas diárias incluirão eucaristias (algumas em castelhano), orações de laudes e vésperas, procissões, via sacra e exposição do Santíssimo.
Um dos momentos ecuménicos altos ocorrerá na sexta-feira, dia 5 de setembro, com uma eucaristia às 12h00 presidida por Dom Leonardo, Bispo de Ourense. A música assumirá um papel de destaque na festividade, com a fadista Aurea a subir ao palco no mesmo dia às 21h00 para o concerto “Músicas à Senhora”.
No sábado, dia 6, às 21h00, as concertinas serão abençoadas no santuário, seguindo-se um desfile até ao recinto do baile. Após a entoação do Hino Akathistos em Honra da Virgem, terá início o tradicional baile popular pelas 22h00.
A romaria será ainda enriquecida pelas atuações de grupos folclóricos e russas locais, que colorirão os dias da festa com os seus trajes e melodias tradicionais. O encerramento solene acontecerá no dia 8 de setembro, com a celebração da Festa da Natividade de Maria presidida por Dom João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.
Mais do que um evento religioso, a Romaria da Senhora da Peneda é um fenómeno cultural e social de profundas raízes, com um impacto significativo na economia e na projeção do concelho de Arcos de Valdevez, harmonizando a devoção com a valorização do património natural e cultural único do Parque Nacional da Peneda-Gerês.