Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioMAIS SECÇÕESREGIÃOPentágono Urbano quer consolidar área intermunicipal projetar o Minho

Pentágono Urbano quer consolidar área intermunicipal projetar o Minho

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

A associação de municípios Pentágono Urbano, que substitui o Quadrilátero e acrescenta Viana do Castelo a Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, nasceu hoje e tem como objetivo projetar o Minho a nível nacional e internacional.
Em comunicado, o Pentágono Urbano diz que o objetivo é consolidar uma área intermunicipal “forte, coesa e inovadora, capaz de projetar o Minho a nível nacional e internacional”.
Acrescenta que a integração de Viana do Castelo “não só reforça a ambição coletiva de unir cultura, inovação e sustentabilidade, como também estabelece uma ligação estratégica ao mar, potenciando os recursos costeiros e marítimos da região”.
“Esta integração permite criar valor acrescentado em toda a região, aproveitando os recursos culturais, patrimoniais e naturais das cidades”, diz ainda.
Os municípios encaram a adesão de Viana do Castelo como “um passo natural e necessário, afirmando o território de forma mais ampla, articulada e sustentável”.
Na sessão de hoje, foi ainda renovado o protocolo de cooperação da bilheteira eletrónica em rede e do cartão cultural, que assegura a venda integrada de bilhetes ‘online’ para eventos culturais em todos os municípios aderentes e a fidelização de públicos.
O cartão cultural do Pentágono, com um custo de 30 euros para novas aquisições e de 25 para renovações, garante benefícios diretos nos equipamentos culturais das cinco cidades, como descontos de 50% nos bilhetes para espetáculos e exposições promovidos pelas estruturas municipais e parceiros culturais.
Garante ainda vantagens adicionais, como envio gratuito de agendas, ‘newsletters’ informativas regulares e, em alguns casos, estacionamento gratuito ou descontos em parques de estacionamento nos dias de espetáculo.
Foi também apresentada a plataforma MAP – Minho Access Point, um sistema digital que reúne e disponibiliza informação estruturada sobre o ecossistema da mobilidade no território do Pentágono Urbano.
Através daquela ferramenta, será possível aceder a dados em tempo real e de forma centralizada sobre parques de estacionamento disponíveis, número de lugares livres, localização de carregadores para veículos elétricos, redes de autocarro urbano e interurbano, bem como contagens de veículos em circulação.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes