Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioÚLTIMAS NOTÍCIASTripulantes resgatados após orcas terem danificado leme de veleiro

Tripulantes resgatados após orcas terem danificado leme de veleiro

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

Três tripulantes que seguiam a bordo de um veleiro com bandeira britânica foram hoje auxiliados depois de a embarcação ter sofrido danos no leme após uma interação com orcas, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo a AMN, o caso ocorreu a cerca de nove milhas náuticas (aproximadamente 16,7 quilómetros) a sudoeste da barra de Viana do Castelo, tendo sido a Estação Salva-vidas de Viana do Castelo que auxiliou as três pessoas, depois de um alerta recebido pelas 10:51, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
A AMN adianta que, após o alerta, “foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, que prontamente prestaram auxílio às três pessoas a bordo, que se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica”.
“Devido aos danos provocados no leme do veleiro, a embarcação da Estação Salva-vidas efetuou o acompanhamento até à entrada da barra, tendo posteriormente rebocado o mesmo para a Marina de Viana do Castelo, por forma a minimizar o risco para a segurança da navegação”, adianta a nota.
Segundo a AMN, o “veleiro só poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir as condições de navegação”.
O Comando Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo tomou conta da ocorrência.
Este evento vem reacender a memória de um incidente semelhante registado na mesma zona em 2022, quando um veleiro de bandeira francesa, com quatro pessoas a bordo, se afundou após uma alegada interação com orcas. Na altura, os tripulantes foram resgatados por outra embarcação que navegava nas proximidades, sem que se registassem feridos ou poluição no local. A repetição de casos do mesmo género junto à costa de Viana do Castelo continua a suscitar atenção sobre o comportamento destes mamíferos marinhos nas rotas de navegação.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes