Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAARCOS DE VALDEVEZ"Marie, Marie" foi apresentado em livro com ambição de chegar ao cinema

“Marie, Marie” foi apresentado em livro com ambição de chegar ao cinema

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

A Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez acolheu esta terça-feira a apresentação do romance “Marie Marie” da autora local Fátima Mendes Marinho, uma obra com fortes ambições cinematográficas que deverá conhecer edições internacionais em francês e inglês ainda este ano. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, e reuniu personalidades do panorama cultural do concelho.
A apresentação da obra, publicada pela Editora Cordel d’Prata, esteve a cargo de José Subtil, Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, que interveio por videoconferēncia para classificar o trabalho como “brilhante”.
Na sua análise, Subtil destacou a “confluência de estilos literários” e o jogo simbólico “entre a luz, a sombra e a escuridão” que caracteriza a narrativa, sublinhando a capacidade da obra para construir “uma rede de interpretações sobre as sociedades contemporâneas”.
Em declarações durante a sessão, Fátima Mendes Marinho revelou as origens do livro, explicando que a inspiração partiu de uma notícia sobre mulheres que desenvolveram cegueira psicológica devido aos horrores da guerra.
“A violência da guerra tinha-lhes roubado a visão”, afirmou a autora, acrescentando que outra motivação foi a história de um jovem angolano albino vítima de bullying. O processo criativo, segundo a escritora, decorreu ao longo de três anos, com uma escrita “lenta e cuidada, de modo a retirar todos os excessos”.
O presidente Olegário Gonçalves encerrou a sessão enaltecendo o contributo da autora para a cultura local.
Natural de Arcos de Valdevez, Fátima Mendes Marinho é formada em Marketing e Publicidade e em Escrita para Cinema, tendo trabalhado em agências publicitárias multinacionais e lecionado em várias instituições de ensino.
Com este lançamento, a autora avança agora para a internacionalização da obra, estando as versões francesa e norte-americana em fase de impressão e prevendo-se apresentações junto das comunidades portuguesas em França e nos Estados Unidos ainda este ano, mantendo viva a ambição de ver “Marie Marie” adaptado para o cinema.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes