Chuva, ventos fortes e probabilidade de cheias, que podem ser acompanhados de trovoada, estão previstos para amanhã, terça-feira, no distrito de Viana do Castelo.
Segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a situação meteorológica vai agravar-se a partir desta madrugada e manter-se-á até ao meio da tarde de amanhã.
O IPMA prevê a possibilidade de existência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral e zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, que podem ser acompanhados de trovoada.
Quanto ao vento, nas terras altas, poderá soprar com rajadas até 70 km/h.
Também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para a necessidade de estar atentos à bacia hidrográfica do Lima, na sub-bacia do rio Vez, onde poderá haver aumento das afluências que poderão provocar inundações em Arcos de Valdevez.
Em Ponte da Barca a situação poderá ser também crítica resultante da precipitação, mas também de eventuais descargas do sistema Alto Lindoso-Touvedo, pelo que poderá se registar aumento de caudais do Rio Lima.
Perante a possibilidade de ocorrência de inundações, possibilidade de deslizamentos de terras e derrocadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou para a necessidade evitar a circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água.
ANEPC alerta ainda os condutores adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.
Ainda segundo a ANEPC , as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde estão fechadas à navegação, enquanto a barra de Viana do Castelo está condicionada.