Segunda-feira, Setembro 23, 2024

Ano 113 - Nº 4892

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DA BARCA“Retrospetiva” de artistas Angolanos enche de cor e vida átrio dos Paços...

“Retrospetiva” de artistas Angolanos enche de cor e vida átrio dos Paços do Concelho

Cor e energia dão vida ao átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca, transportando-nos para o ambiente mítico de Angola, através das obras plástica de quatro dos grandes artistas da atualidade deste país.

Intitulada “Retrospetiva”, a exposição foi inaugurada segunda-feira, Dia do Trabalhador, e contou com a presença das vereadoras Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira, do curador da mostra, Sérgio Lopes, do artista Guilherme Mampuya e de numeroso público.
A mostra é composta por três dezenas de obras da autoria de Cristiano Mangovo, Marco Kabenda, Paulo Jazz e Guilherme Mampuya e pode ser vista ao longo de todo o mês de maio, propriedade de Sérgio Lopes, o curador da mostra.
Segundo Sérgio Lopes as obras expostas representam uma pequena parte da sua coleção de obras de arte, nomeadamente oriundas de Angola.
Sérgio Lopes é um apaixonado pela pintura, e, na sessão inaugural, proporcionou ao público uma cuidada explicação de cada uma das telas e dos seus autores.
Esta exposição reúne no mesmo local grandes artistas angolanos que conjugam diferentes estilos, tais como o cubismo e o surrealismo.
Tratam-se de artistas com projeção a nível internacional, salientando, a esse propósito, que, neste momento, Cristiano Mangovo participa numa exposição que está a decorrer em Nova Iorque.
Na sessão de abertura, Guilherme Mampuya descerrou e assinou ao vivo uma obra inspirada e dedicada a Ponte da Barca. A obra “articula mentalmente” figuras emblemáticas do território barquense e vários ícones locais, como a ponte sobre o rio Lima, o antigo casario, os trajes típicos e a gastronomia tradicional.
Segundo Mampuya, na generalidade, as suas obras representam o poder criativo da mente humana, como que um desafio para vencer as trevas, a opressão e a ruína, construindo um mundo de luz, cor, vida.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes

%d bloggers like this: