A organização da Romaria d’Agonia, que decorre em agosto, abriu hoje o concurso “Des_romaria”, aberto a todos os formatos artísticos e para escolher, pela primeira vez, uma criação contemporânea inspirada na festa secular de Viana do Castelo.
“Esta é uma oportunidade de abrir o leque a todos os criadores artísticos sem estarem agarrados à criação do cartaz anual da romaria. Pretendemos lançar a semente para a criação de arte, com um olhar mais contemporâneo das festas”, afirmou hoje Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas de Viana do Castelo.
Contactado pela agência Lusa a propósito de uma nota emitida por aquela associação, Manuel Vitorino explicou que o concurso “dá início a um projeto cultural que se pretende que venha a ganhar dimensão”, nas edições futuras.
“Este ano será realizada uma exposição, mas há trabalhos que só terão repercussão em 2024. Isto porque o vencedor do concurso terá apoio para uma residência artística em Viana do Castelo, em agosto”, explicou Manuel Vitorino.
Ao vencedor desta primeira edição do concurso “Des_romaria” será atribuído um prémio de 500 euros, um passe ‘golden ticket’ para aceder a todos os eventos da Romaria da Nossa Senhora da Agonia deste ano, para duas pessoas, e uma residência artística durante as festas, com alojamento e alimentação, além de apoio financeiro para elaborar uma exposição inspirada pela residência artística em Viana do Castelo em 2024.
O presidente da VianaFestas, que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, adiantou que o concurso “Des_romaria” quer ir mais além da “marca” da festa, mais relacionada com a tradição.
“Há pessoas que vivem mais as questões ligadas à tradição. O que se se pretende é dar a possibilidade para criações mais contemporâneas, dando lugar a exposições e residências artísticas que envolvam os criadores, para que se possam conectar com o espírito da festa, dando azo à sua criatividade e imaginação, atraindo novos públicos para a romaria, sobretudo os mais jovens”, adiantou.
O responsável acrescentou que as manifestações artísticas que resultarem deste concurso e das residências artísticas integrarão o espólio da VianaFestas, permitindo, no futuro, a dinamização de exposições e outras atividades culturais.
Manuel Vitorino referiu que o “Des_romaria” surge para “abrir o leque a todos os criadores” que não podem concorrer à conceção do cartaz oficial das festas.
“Este ano decidimos que o concurso para a conceção do cartaz é dirigido apenas a profissionais das áreas do ‘design’ e fotografia”, especificou.
De acordo com a nota enviada às redações, “o concurso de obras artísticas resulta de uma parceria entre a VianaFestas e da Associação Cultural e Artística ArtMatriz”, abrangendo propostas nas áreas da fotografia, ilustração, escrita, escultura, música, moda, intervenção, arte digital ou instalação.
Segundo as normas de participação do concurso “Des_romaria”, todas as propostas devem ser inéditas e originais, da autoria do candidato, e destinam-se apenas aos fins deste concurso, “não podendo em caso algum ter sido publicados ou expostas anteriormente” e não podendo ser divulgadas até a apresentação dos trabalhos selecionados.
A exposição das cinco propostas finalistas no âmbito deste concurso vai decorrer em agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, cuja devoção iniciou-se em 1751, no posto de informação das festas, e as restantes poderão ser visualizadas na página oficial da romaria na Internet.
A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano, pela primeira vez, durante nove dias, de 14 a 22 de agosto, “face à cada vez maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo por causa das festas.
Crie a sua conta aqui
Bem-vindo! registre-se para obter uma conta
Uma senha será enviada para o seu e-mail.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada para o seu e-mail.
Viana do Castelo lança concurso de obras artísticas inspiradas na Romaria d’Agonia
Artigos Relacionados