Em comunicado enviado às redações, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico adiantou que o início da operação de renovação do parque de contadores começou nos concelhos de Ponte de Lima, seguindo-se o município de Caminha.
“O arranque do plano deu-se no concelho de Ponte de Lima, com cerca de 3.300 contadores já substituídos, seguindo-se nos próximos dois meses o concelho de Caminha, com a previsão de substituição de 6.500 contadores. O plano prevê nos meses seguintes a substituição de mais de 20.000 contadores em Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira”, refere a empresa.
Segundo a ADAM, “a substituição do contador não representa qualquer encargo para os clientes, sendo este totalmente assumido empresa”.
“Com esta medida a Águas do Alto Minho reforça o seu compromisso com a modernização dos seus sistemas e com um maior rigor no processo de faturação dos consumos de água aos seus clientes”, sustenta.
A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).
Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – decidiram não aderir à parceria.
A AdAM, com sede em Viana do Castelo, “fornece mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, recolhe e trata ma