Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAVIANA DO CASTELOaprovado voto de louvor a diretor do Museu Bordalo Pinheiro

aprovado voto de louvor a diretor do Museu Bordalo Pinheiro

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, atribuir um voto de louvor a João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, distinguido com o Prémio Mérito Profissional na área da Museologia.

O voto proposto pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo no período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal refere que aquele prémio, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), salienta o “percurso” de João Alpuim Botelho, natural do concelho.

“João Alpuim Botelho é reconhecido na área. Licenciado em História e, com mestrado em Museologia, trabalhou na Câmara de Viana do Castelo entre 1991 e 2013. Foi responsável pelo Museu do Traje, criado em 1997, com a gestão e direção da instalação e processo de adesão à Rede Portuguesa de Museus”, lê-se no voto de louvor.

A distinção refere ainda que João Alpuim de Botelho publicou dezenas de catálogos, artigos e trabalhos sobre a temática”.

“Desenvolveu um conjunto de núcleos museológicos, foi chefe de divisão de Museus da Câmara de Viana do Castelo, foi diretor executivo da Culturporto e, atualmente, é o responsável pelo Museu Bordalo Pinheiro, um dos museus municipais de Lisboa”, acrescenta.

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou também, por unanimidade, uma proposta de protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Chafé que visa a requalificação e modernização da Avenida Central da Urbanização da Amorosa.

“Considerando a necessidade de intervenção urgente na Avenida Central da Urbanização da Amorosa, atualmente em estado de degradação, representando um risco acrescido para a segurança de peões e condutores, a sua reabilitação é considerada prioritária para garantir condições adequadas de mobilidade e circulação, promovendo o bem-estar da população local”, refere a proposta hoje aprovada.

De acordo com o documento, “a Freguesia de Chafé propõe-se a elaborar e ceder o projeto de execução para o efeito”, sendo que o município de Viana do Castelo “propõe-se a aceitar o projeto de execução e promover a abertura do procedimento pré-contratual para a empreitada de requalificação e modernização”.

A Freguesia de Chafé “fica com a obrigação de elaborar e ceder à Câmara Municipal, até final de 2027, todos os direitos sobre o projeto de execução”.

“Compete ao município desenvolver, acompanhar e tramitar o procedimento pré-contratual de contratação de empreitada para a requalificação e modernização da Avenida Central da Urbanização da Amorosa. Após a abertura do procedimento, compete à autarquia acompanhar a boa execução da obra, efetuar os autos de medição dos trabalhos a fiscalização dos trabalhos e todos os demais atos da sua competência”, lê-se na proposta de protocolo hoje aprovada.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes