Teste realizados ontem permitiram detetar mais oito casos positivos no seio dos utentes da Casa de Caridade, em Ponte de Lima. Neste momento, num total de 67 idosos que a instituição acolhe, 63 estão infectados com covid-19.
Os utentes infetados permanecem na instituição., não tendo sido necessários cuidados hospitalares, com excepção de um idoso de 85 anos, mas, perante esta situação crítica, a instituição decidiu transferir os quatro utentes com teste negativo para uma unidade hoteleira em Ponte de Lima.
Segundo Agostinho Freitas, presidente da instituição, o estado de saúde dos utentes é estável, registando “alguns sintomas como problemas respiratórios, dores de garganta, e náuseas”.
Além dos utentes a instituição registou 11 casos positivos ao covid-19 num universo de 33 funcionários.
De recordar que o surto de covid-19 associado a esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) teve início na última sexta-feira, com a confirmação dos dois primeiros casos em utentes.
No sábado, a instituição accionou o plano de contingência e, no domingo, “foram testados todos os utentes e colaboradores da ERPI”, sendo que os resultados foram conhecidos na terça-feira e separados os utentes positivos dos negativos.