Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade

BREVES: Norte

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

PORTO: Rua de Camões com alterações ao trânsito durante 13 dias

A Rua de Camões, no centro do Porto, vai passar a ter trânsito apenas num sentido num determinado troço, devido a uma obra que ocorrerá entre segunda-feira e 09 de agosto, informou hoje a Câmara do Porto.

Estas alterações ao trânsito na Rua de Camões vão incidir apenas no troço compreendido entre a Rua do Paraíso e a Travessa de S. Brás, em que o trânsito passará a fazer-se apenas no sentido norte-sul.

“Haverá também estreitamento de via na mesma zona, no troço compreendido entre o n.º 645 e a Rua do Paraíso”, acrescentou a autarquia.

Em causa está uma empreitada de remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais na Travessa da Senhora da Conceição, uma obra a cargo da empresa municipal Águas e Energia do Porto.

 

 

AVEIRO: Condutores alertados sobre alterações nos limites de velocidade na A25

A Ascendi reforçou a parceria com a Waze, uma aplicação de navegação em tempo real, para alertar os condutores sobre alterações nos limites de velocidade em alguns sublanços da Autoestrada A25, entre Albergaria e a Ponte da Barra.

“Esta nova vaga tem como objetivo apoiar os condutores em zonas onde foram introduzidas recentemente alterações nos limites máximos de velocidade”, refere a Ascendi em comunicado.

Segundo a concessionária, os utilizadores da Waze que circulem nestas áreas do distrito de Aveiro recebem alertas sobre a existência de alterações nos limites de velocidade, funcionando como um complemento à sinalização rodoviária.

 

 

MURTOSA: Câmara atribui 141 mil euros às coletividades

A Câmara da Murtosa deliberou atribuir um montante global até 141 mil euros a 17 coletividades do concelho, no âmbito das candidaturas ao Programa de Apoio às Associações e Coletividades da Murtosa (PAC) 2025.

Segundo uma nota daquela autarquia do distrito de Aveiro, as verbas foram deliberadas em consonância com as candidaturas apresentadas pelas coletividades às diversas áreas de apoio previstas no PAC, atenta a sua condição de elegibilidade formal e documental para o efeito.

“Os valores decididos constituem intenções de atribuição, uma vez que a transferência financeira, da Câmara Municipal para as Associações, carece da justificação, por parte destas, da despesa efetuada, mediante apresentação de documentação comprovativa”, refere a mesma nota.

O PAC, segundo a câmara, visa fortalecer as parcerias entre a autarquia e as coletividades, através do apoio financeiro a atividades promovidas pelas mesmas, que resultem em ganhos de qualidade de vida para a população murtoseira.

 

 

VILA NOVA DE CERVEIRA: Dois homens constituídos arguidos por suspeita de roubarem tabaco

A GNR constituiu arguidos dois homens, de 21 e 38 anos, suspeitos de terem roubado 122 maços de tabaco, 44 pilhas e um machado de um estabelecimento comercial em Vila Nova de Cerveira, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a GNR de Viana do Castelo refere que a operação decorreu na quinta-feira, no decurso de uma investigação por furto qualificado em estabelecimento comercial.

A ação permitiu localizar e identificar os suspeitos, tendo sido cumpridos quatro mandados de busca, dois em residência e dois em veículos.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Valença e do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Viana do Castelo.

 

 

MACEDO DE CAVALEIROS: Município quer reforçar oferta do ensino superior através do Instituto Piaget

O município de Macedo de Cavaleiros e o Instituto Piaget assinaram hoje um protocolo de cooperação que aprofunda a ligação existente entre as duas entidades e pretende reforçar a oferta de Ensino Superior no concelho, foi hoje divulgado.

“Trazer o ensino superior para o concelho é um objetivo estratégico que passa pela formação de quadros que podem impulsionar o empreendedorismo e ser promotor do desenvolvimento socio-económico”, avançou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues (PS), citado em comunicado.

O autarca deste concelho do distrito de Bragança acrescentou que “este é um passo decisivo para reter talento, evitar o despovoamento e aumentar a massa crítica, oferecendo um concelho mais atrativo e com mais oportunidades às gerações vindouras”.

De acordo com Benjamim Rodrigues, o objetivo desta parceria é também uma forma de “atrair jovens de outros destinos, rejuvenescendo o tecido social do concelho de Macedo de Cavaleiros”.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes