
O festival O Son do Pazo celebra este fim de semana, dias 30 e 31 de agosto, a sua décima edição, consolidando-se como um dos eventos culturais de referência do verão galego. A combinação de música tradicional, espírito intercéltico e atividades participativas para todos os públicos define uma proposta que já conta com uma década de existência e que se despede até 2026 com um programa repleto de atividades.
A organização acabou de tornar públicos os horários das atuações, que terão início no sábado, 30, à tarde, com as III Olimpíadas Rurais, e se prolongarão até de madrugada com concertos de bandas de folk e música tradicional de primeira linha. No domingo, por outro lado, o dia será especialmente dedicado ao público familiar.
No sábado, dia 30, a festa arrancará às 16h30 com as Olimpíadas Rurais, seguidas às 20h00 do desfile com a Treboada Baixo Miño. Já no palco principal, atuarão os Airiños do Castelo (Mos) às 21h00, Algaire, da Astúrias, às 21h55, e Sheila Patricia às 23h10. Já de madrugada, sobe ao palco Mediarea às 00h25 e a Mekanika Rolling Band às 01h40.
No domingo, dia 31 de agosto, a música começará às 12h30 com um vermute acompanhado por Uxía Lambona e a Banda Molona. Às 13h10 terá lugar uma oficina de dança tradicional dirigida por Hadrián García, e às 14h20 atuará Zurrumalla, que colocará o ponto final nesta edição comemorativa.
Além dos concertos, durante o festival será entregue o Prémio Mestre Machiño 2025 ao projeto de investigação e divulgação da música tradicional galega “Arredor da tradición”, desenvolvido pela etnomusicóloga Xulia Feixoo e pelo músico Guillerme Ignacio. Um reconhecimento que salienta o compromisso do festival com a cultura própria.
Organizado pelo Círculo Cultural e Desportivo Santa Eulalia de Mos, e contando com o apoio do Município de Mos, da Diputación de Pontevedra e da Xunta de Galicia, O Son do Pazo reafirma na sua décima edição ser um festival consolidado, popular e cultural, que coloca Mos no mapa dos grandes encontros de folk da Galiza. Uma cita que mistura música, tradição e comunidade, e que já olha para a próxima década.