
Viana do Castelo surge como um dos distritos mais fustigados pela intensificação do mau tempo, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 14 distritos sob aviso amarelo entre este sábado e domingo. O distrito do Minho é particularmente afetado pela conjugação de chuva, por vezes forte, trovoada e vento com rajadas que podem atingir os 80 km/h, especialmente no litoral e terras altas, com os alertas a vigorarem até às 09:00 e 03:00 de domingo, respetivamente.
Esta situação de risco meteorológico, ainda que a menos grave da escala de três níveis, estende-se a quase todo o território de Portugal continental. No distrito do Porto, as previsões apontam para condições semelhantes às de Viana do Castelo, com avisos de chuva até às 09:00 e de vento até às 03:00 de domingo. Mais a sul, Lisboa e Leiria enfrentam também a previsão de chuva e trovoada até às 09:00, com o vento a justificar o aviso amarelo até ao meio-dia.
Os distritos de Aveiro e Coimbra estão sob alerta para precipitação e trovoada até às 09:00, e para vento até às 03:00. Na região sul, Faro e Beja deverão sentir a perturbação até ao final da tarde de domingo, com previsão de vento forte e chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada. Setúbal e Santarém estão igualmente sob aviso devido ao vento, com rajadas até 80 km/h, e à precipitação.
Para os distritos de Évora, Castelo Branco e Portalegre, o aviso amarelo deve-se essencialmente à previsão de chuva, que se poderá revelar forte e acompanhada de trovoada, com o alerta a vigorar até às 16:00 de domingo. O distrito de Braga está sob aviso até às 09:00 devido à chuva e até às 03:00 por causa do vento esperado.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.