O Dia Internacional da Juventude, foi assinalado ontem, em Viana do Castelo, com um programa que envolveu os jovens na confraternização e sensibilização ambiental.
Este ano, o Dia Internacional da Juventude teve por base “Compromisso da Juventude para a Ação Global”, um tema que oferece aos jovens a oportunidade para celebrar e integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os desafios que a humanidade atravessa.
Em Viana do Castelo, a data foi assinalada através de ações de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental, nomeadamente através do envolvimento de jovens na limpeza da Praia do Cabedelo, assim como sensibilização junto dos banhistas e ainda a auscultação dos jovens através de um questionário de resposta fechada, que tem como mote o “Compromisso Verde da Juventude”, proporcionado pela leitura de um QR code através dos seus telemóveis.
Um dos grandes objetivos da atividade foi promover a temática ambiental, nomeadamente ouvindo-se jovens sobre aquele que gostariam que fosse o seu compromisso para com a ação climática.
Em 1999, através da resolução 54/120, a Assembleia Geral das Nações Unidas endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa, 8 a 12 de agosto de 1998) de que o dia 12 de agosto fosse declarado como o Dia Internacional da Juventude.