O dia foi de festa no Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, que assinalou esta semana o seu 145º aniversário com uma sessão comemorativa.
Para assinalar a data a instituição promoveu uma sessão que contou com a presença de vários convidados. Entre eles, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destacou “o trabalho e a dedicação da instituição ao longo dos anos, designadamente através do desenvolvimento de variados projetos sociais”.
O autarca vianense apontou como uma mais-valia a dedicação de todos os colaboradores do Lar de Santa Teresa, tendo destacado o facto de alguns desses funcionários terem sido formados na Instituição, desde crianças e continuando atualmente a trabalhar na IPSS.
Por sua vez a direcção do Lar de Santa Teresa decidiu atribuiu o grau de Associada Honorária à Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo entregue a Luís Nobre o respectivo diploma.
O Lar de Santa Teresa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que teve a sua fundação em 26 de maio de 1877, em Viana do Castelo.
A actividade principal desta colectividade é cuidar e apoiar a comunidade local no âmbito da infância, juventude e terceira idade.
O seu papel tem sido preponderante no bem-estar da população vianense. A instituição tem várias valências de apoio social, tais como uma creche e jardim-de-infância, bem como com uma Casa de Acolhimento do Lar de Santa Teresa, que tem apoiado crianças e jovens vulneráveis ao longo dos anos.
Para os jovens que necessitam de medidas especiais de promoção e protecção a instituição tem disponível uma resposta social que permite o acolhimento de 42 crianças e jovens em situação de perigo.
Durante a cerimónia foi ainda benzida a nova carrinha da IPSS, cuja aquisição foi apoiada pelo município, e que vai apoiar a instituição nas diversas respostas sociais.