
Milhares de pessoas visitaram o Mercado do Vinho em Ponte da Barca e usufruíram do excelente sabor dos nossos néctares e petiscos, e de um programa diversificado e de grande qualidade.
Num lugar paradisíaco junto ao Rio Vade, a III edição do Mercado do Vinho trouxe à Praça Terras da Nóbrega, nos dias 27 e 28 de junho, uma verdadeira celebração do universo vínico. Com uma forte aposta no enoturismo e na promoção dos vinhos verdes da região, o evento contou com uma programação recheada de experiências, como provas comentadas, showcookings, demonstrações de cocktails vínicos, palestras e espetáculos de música de grande nível.
Um dos grandes destaques da edição foi o concerto enérgico de Nuno Ribeiro, que fez o público vibrar com seus maiores sucessos. A performance foi ainda mais especial com a participação única do Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, que subiu ao palco na emblemática música ‘Maria Joana”.
O evento também ofereceu ao público momentos de reflexão, como a palestra do Cancelário-Mor da Confraria do Vinho Verde, Gonçalo Nuno Maia Marques, sobre a importância histórica do vinho verde em Ponte da Barca, e um cortejo animado pela Confraria do Vinho Verde e o grupo Baquetas ao Rubro, que percorreu as ruas da vila.
Augusto Marinho, Presidente da autarquia barquense, destacou a importância do Mercado do Vinho na promoção da região: “Este ano, o evento ganha uma relevância ainda maior, já que Ponte da Barca, juntamente com outros municípios, foi escolhida como Capital Europeia da Gastronomia e dos Vinhos. O Mercado do Vinho é uma excelente oportunidade para consolidarmos ainda mais o nosso papel como um destino turístico de excelência”, afirmou o Presidente.
A sustentabilidade também foi um dos focos desta edição, com a implementação do projeto Green Cork, que promoveu a recolha de rolhas de cortiça para o plantio de árvores, numa parceria entre a Câmara Municipal, a Amorim Cork e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.