Mais de mil pessoas receberam hoje em euforia os campeões olímpicos Iúri Leitão e Rui Oliveira, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, sem esquecer Fernando Pimenta e outros participantes em Paris2024.
Chegaram 40 minutos depois da hora marcada para a aterragem do voo, para grande explosão de alegria, cânticos de “Portugal, Portugal, Portugal”, celebrando a “medalha de ouro” a ritmo, além do já inevitável “campeões, campeões”.
A explosão de alegria e celebração prosseguiu durante largos minutos, com pedidos de ‘selfies’, muita festa, abraços e lágrimas, com a família em peso, muitos amigos e ainda mais adeptos desejosos de verem os novos heróis do desporto nacional.
Uma hora antes do previsto para a aterragem do voo proveniente de Paris, onde Iúri Leitão foi prata no omnium e ouro no madison, com Rui Oliveira, já muitos entusiastas aguardavam no aeroporto.
Vieram de autocarros fretados pela junta de Santa Marta de Portuzelo, freguesia de Viana do Castelo, berço de Leitão, e de Canelas, Vila Nova de Gaia, de onde Oliveira é natural, mas também se viam muitas camisolas de clubes de Ponte de Lima, para lembrar Fernando Pimenta, com duas medalhas olímpicas noutros Jogos Olímpicos mas aquém do que procurava em Paris2024, até apoiantes da nadadora Angélica André.
A espera por uma das últimas ‘remessas’ de atletas da Missão portuguesa foi preparada com pompa e circunstância, entre conversas cruzadas, bandeiras de Portugal acenadas e cânticos ensaiados. (…)
Ricardo Tavares Ferreira e Simão Freitas