São já mais de 150 museus os museus que integram a Rede Portuguesa de Museus. A mais recente inclusão nesta lista foi o Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, que viu aprovada a sua credenciação e consequente publicação em Diário da República em 5 de Abril de 2021.
O Museu dos Terceiros é tutelado pelo Município de Ponte de Lima e para o Instituto Limiano e encontra-se instalado no conjunto arquitectónico formado pelo antigo Convento de Santo António dos Capuchos e pelo edifício da Ordem Terceira de São Francisco, na zona envolvente da Avenida dos Plátanos, em de Ponte de Lima.
Esta é a mais antiga instituição museológica de Ponte de Lima que tem à sua guarda um notável património religioso, que tem vindo a ser protegido, recuperado, estudado e valorizado, contribuindo igualmente para a divulgação e conhecimento do acervo sacro existente nas diversas freguesias do concelho de Ponte de Lima.
Segundo nota divulgada pela autarquia limiana este “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Museu, mormente no que toca ao cumprimento cabal das funções museológicas, que vão desde o inventário e a investigação até à conservação, divulgação e valorização do património, funções essas que são depois exponenciadas sobretudo através dos serviços educativos e das exposições temporárias, dirigidos às escolas e à comunidade em geral”.
A adesão à Rede Portuguesa de Museus agora conseguida é um estímulo para as entidades que tutelam a instituição, bem como para todos que aí trabalham diariamente, no sentido de continuar a lutar pela preservação e valorização do património histórico de Portugal e de Ponte de Lima.