
O Teatro do Noroeste Centro Dramático de Viana acolhe no próximo dia 26 de julho de 2025, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo o espetáculo “Teatro às Três Pancadas”, uma criação do Cendrev a partir de textos de António Torrado, figura incontornável da literatura e dramaturgia infantojuvenil portuguesa.
Este espetáculo reúne três peças curtas — “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono” — que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, numa encenação de Jorge Baião. A narrativa parte de uma trupe de saltimbancos que, entre música e cor, percorre aldeias e vilas, trazendo à cena um mundo mágico onde se cruzam reis, piratas, ilhas misteriosas, magos e camponeses. Com um tom lúdico e imaginativo, a proposta celebra o “prazer irresistível de inventar o teatro”, como o próprio Torrado gostava de dizer.
Interpretado por Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa, o espetáculo conta ainda com música original de António Bexiga, cenário e figurinos de Filipa Malva, desenho de luz de António Rebocho e tradução em Língua Gestual Portuguesa assegurada por Núria Galinha, da Associação de Surdos de Évora. Com a duração aproximada de 55 minutos e recomendado para maiores de 6 anos, “Teatro às Três Pancadas” convida o público de todas as idades a redescobrir o encantamento do teatro feito com humor, poesia e criatividade.