Quarta-feira, Março 11, 2026
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAARCOS DE VALDEVEZRevolution Cup 2026 terá 64 equipas e estreia asiática

Revolution Cup 2026 terá 64 equipas e estreia asiática

A 8.ª edição do torneio de futebol infantil Revolution Cup foi apresentada  hoje, terça-feira em Arcos de Valdevez, numa sessão que decorreu durante a tarde no Centro Municipal de Informação e Turismo. O evento desportivo, que se afirma como uma referência no calendário regional, está agendado para os dias 6 e 7 e 13 e 14 de junho, esperando-se que traga ao concelho cerca de mil jovens atletas, num total estimado de 264 jogos, e que seja acompanhado por mais de 2.500 pessoas.

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

A conferência de imprensa de lançamento contou com a presença dos organizadores Robin Sousa e Ricardo Ribeiro, do presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras e da vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Emília Cerdeira.

Durante a apresentação, Robin Sousa revelou que a competição vai estender-se por dois fins de semana: nos dias 6 e 7 de junho para os escalões de Petizes e Traquinas, e a 13 e 14 de junho para o escalão de Sub-11. O modelo mantém-se com 64 equipas divididas por cada fim de semana, num total de 32 por escalão. O organizador sublinhou o impacto económico e social do evento, referindo que a procura já ultrapassa a capacidade hoteleira do concelho, obrigando a deslocar algumas equipas para o concelho vizinho de Ponte da Barca. “Isso também nos ajuda a perceber qual é a dimensão do Revolution Cup”, afirmou.

Entre as novidades para esta edição, Robin Sousa anunciou uma parceria com a empresa espanhola Panda Events, que estabelece um intercâmbio entre torneios: o vencedor do troféu secundário da prova, a Evolution Cup, terá condições especiais para participar nos torneios organizados pelos parceiros em Espanha, e vice-versa.

Outro ponto relevante é a manutenção da certificação pela Federação Portuguesa de Futebol, obtida pela primeira vez no ano passado. “O nosso torneio será, de certeza absoluta, certificado pela Federação”, garantiu.

A organização revelou ainda que o leque de participantes está praticamente fechado, restando apenas duas ou três vagas por preencher. Entre as equipas já confirmadas, destaca-se a presença de emblemas de renome internacional como o Sparta de Praga, Real Oviedo, Fulham, e ainda o clube italiano Modo e o espanhol Naditalia. A grande novidade é a confirmação de um clube de Singapura, um dos objetivos traçados no ano passado para a internacionalização do torneio. “É só uma, nesta fase, pode ser que até ao fim ainda surja mais alguma novidade, mas neste momento conseguimos chegar a uma equipa que vem de Singapura”, anunciou Robin Sousa.

O presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras, começou por agradecer a presença de todos e enalteceu o espírito de trabalho em prol da formação, sublinhando que a associação que preside “gosta de estar próxima” destes escalões etários. “Estamos aqui a falar de uma promoção. Promoção da própria vila, promoção daquilo que é a formação dos miúdos”, afirmou, referindo-se ao torneio como uma montra para Arcos de Valdevez e para a região.

O dirigente deixou ainda votos de que a competição decorra num ambiente de fair play, lembrando que o futebol é “um espetáculo poderoso” e que deve servir para “passar mensagens positivas”. “O mais importante são as vivências partilhadas pelos atletas. Será isso que ficará na memória deles para a vida”, acrescentou.

Por sua vez, a vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Emília Cerdeira, recordou os primórdios do torneio, quando os organizadores foram olhados com alguma desconfiança por lançarem o desafio de trazer equipas deslocadas, primeiro da Galiza e depois de outros pontos da Europa e do mundo. “Na primeira edição ninguém diria o que iria acontecer na oitava edição”, sublinhou, evidenciando a confiança que sempre depositaram no projeto.

A autarca realçou o envolvimento das famílias, que se deslocam e permanecem durante todo o fim de semana, aproveitando também a programação cultural e recreativa dos concelhos limítrofes. “Vemos o movimento económico que o torneio gera no nosso território, mas acima de tudo as pessoas conhecerem e quererem voltar noutras alturas”, disse Emília Cerdeira destacou ainda a importância de as crianças poderem defrontar equipas de grandes clubes nacionais e europeus. “Sabemos que crianças com a idade de 9 e de 11 anos, as memórias que criam neste torneio ficam para a vida toda. Um atleta poder jogar contra uma equipa onde começaram alguns dos seus heróis do futebol é extremamente desafiante”, concluiu.

A organização fez questão de agradecer o apoio institucional da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, da Junta de Freguesia local e dos Bombeiros Voluntários, bem como aos patrocinadores, com destaque para a Triunfo Seguros, que assume este ano o papel de patrocinador principal. A festa de apresentação das equipas voltará a realizar-se no Eco Parque, repetindo o modelo de sucesso do ano passado.

 

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes