Numa altura que em Portugal regista-se um período de seca, repensar a forma como utilizamos a água está na ordem do dia.
As principais bacias hidrográficas do Alto Minho estão em situação de emergência devido aos fenómenos de seca, que obrigou o governo limitar a produção de energia elétrica nas centrais hidroelétricas do Alto Lindoso e de Touvedo.
A chuva que caiu nestes últimos dias não foi suficiente para superar a falta de água que se regista nas albufeiras portuguesas.
Sendo a água um bem essencial, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) promove hoje a iniciativa “H2Off – Hora de fechar a torneira!”, iniciativa que pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água.
Desta forma, a APDA pretende promover a consciencialização de todos para que o consumo deste recurso essencial seja progressivamente mais equilibrado, eficiente, solidário e sustentável.
“Fechar a torneira por uma hora” é o lema desta iniciativa que sugere que, em cada lar, em cada local de consumo de água, as torneiras fiquem fechadas entre as 22h00 e as 23h00 do dia de hoje.
Esta é a forma encontrada para assinalar o Dia Mundial da Água, num gesto deliberado e consciente que todos devemos adoptar.