Estes dias foram de festa e com direito a escolher o dia da celebração.
Assim foi com Álvaro de Sousa e Castro, que este ano celebrou o seu 101º aniversário.
Todos os anos estão em cima da mesa duas opções para a celebração: o dia do nascimento, 13 Maio, ou o dia de registo, 15 de Maio.
A opção recai sempre pelo primeiro dia, mas o certo é que Álvaro Castro superou qualquer uma dessas datas e somou mais um ano à sua bonita centena de anos.
A idade vai pesando, com mais curvatura na coluna, também mais dificuldade em andar, mas sempre com boa disposição.
Nascido na freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima, Álvaro é senhor de uma brincadeira refinada e de uma seriedade extrema.
Álvaro de Sousa e Castro cedo começou a trabalhar. Aos 12 anos rumou para Viana do Castelo, pela mão de seu pai, que o deixou à confiança de seu irmão Vicente Castro, chefe de Polícia de Segurança Pública de Viana do Castelo.
Por ali trabalhou em vários estabelecimentos comerciais e na cidade frequentou a Escola Comercial de Viana o Castelo.
Muitos anos volvidos regressou a Ponte de Lima para “trabalhar ao balcão” no estabelecimento de António Barros, tendo, mais tarde, iniciado o seu próprio negócio no ramo alimentar.
Aos 36 anos casou-se com Maria Carolina Dantas Soares Guimarães e, após a morte de Avelino Pereira Guimarães, seu sogro, o casal passou a gerir o Jornal Cardeal Saraiva, a Tipografia e Papelaria Guimarães, que eram propriedade da família, situados em pleno Largo de Camões, em Ponte de Lima.
Álvaro de Sousa e Castro, e Maria Carolina Dantas Soares Guimarães, já falecida, deram continuidade ao legado de Avelino Guimarães e são, por isso, dois nomes para sempre ligados ao jornal Cardeal Saraiva.
Durante anos o casal foi a face visível desta instituição com 111 anos de existência e a ela dedicaram a sua vida.
Ainda hoje Álvaro de Sousa e Castro é um elemento presente, fazendo parte da equipa deste jornal, que agora lhe endereça os votos de parabéns nesta data tão bonita.