
A 34ª edição do festival de jazz da cidade, agora rebatizado como Viana Jazz, está em curso até domingo com uma programação que se distribui pela Praça da Erva, Teatro Municipal Sá de Miranda e Parque Ecológico Urbano. O evento, que durante 33 anos se chamou “Jazz na Praça da Erva”, expandiu-se para novos espaços, mantendo concertos gratuitos e acrescentando propostas pagas de nível internacional.
A abertura aconteceu na quarta-feira, 23 de julho, com o Samuel Lercher “Trio Fractal” na Praça da Erva, seguindo-se na quinta-feira o sexteto de Bernardo Moreira, ambos com entrada livre. Já o Jéssica Pina Trio (sexta, 25) e Viktor Lazlo (sábado, 26) actuam no Teatro Municipal, com bilhetes a 15€ e 25€, respetivamente.
O encerramento, no domingo às 19h00 no Parque Ecológico Urbano, promete ser histórico: um “Jazz Sunset” com o pianista Adrien Brandais, num formato carbono zero – sem amplificação, apenas piano acústico e luz natural. “É uma forma de aliar cultura à sustentabilidade”, explica a organização.
A mudança de nome reflete a ambição de internacionalização do festival, que nos últimos quatro anos tem atraído artistas e públicos de além-fronteiras. Em caso de chuva, os concertos ao ar livre mudam para o Teatro Municipal, mantendo a gratuidade.