Bombeiros Voluntários de Viana celebram 139º aniversário

Partilhar
Share On Facebook

Foi já há 139 anos que surgia na cidade uma corporação de bombeiros para prestar apoio e proteção à população vianense.

Fundada a 15 de maio de 1881, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo surgiu depois de, em 23 abril desse mesmo ano, um grande incêndio ter deflagrado num armazém de enxofre que continha inúmeras sacas daquele produto e uma porção de urze seca, que servia para a estivagem de navios.

Relatos da altura descrevem que ao grande incêndio de abril de 1981 “compareceu a Companhia de Bombeiros Municipais com os respectivos aparelhos, quase todo o Regimento de Infantaria 3, muitos guardas da fiscalização externa, e outras pessoas que, sob as ordens imediatas das autoridades, também presentes, principiaram a combater o incêndio, que ameaçava tomar enormes proporções”, mas “os vapores do enxofre a arder espalharam-se de maneira tal que sem o risco de asfixia fulminante ninguém se podia aproximar”.

Assim, “no dia 29 daquele mês, vários cavalheiros da cidade, a fim de combinarem nos meios a adotar para a organização de um corpo de bombeiros voluntários, reuniram-se na casa da Associação Comercial”. Depois, no dia 15 de maio, pelas 11 horas, realizou-se nas instalações do Liceu uma reunião, que foi presidida pelo Governador Civil, Boaventura José Vieira. “Foi apresentado o projeto de estatutos, que foi aprovado, e logo ali foi aberta inscrição de sócios das diversas categorias em que se dividia a Associação”. Seguidamente procedeu-se à eleição da Direção e Comando, ficando assim constituídos, como Presidente, Boaventura José Vieira, e, como 1º Comandante, Randolpho Rosmiro Correa Mendes.

Deixe uma resposta

TESTE
Share On Facebook
Hide Buttons