Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioVALE DO MINHOCAMINHACâmara aponta para 2026 abertura ao público de Museu do Festival de...

Câmara aponta para 2026 abertura ao público de Museu do Festival de Vilar de Mouros

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

O festival de música de Vilar de Mouros vai ter um museu que a Câmara de Caminha espera ter concluído e aberto ao público até maio de 2026, revelou hoje o presidente da autarquia.

“No próximo ano, por esta altura, pode ser que já tenhamos aqui o museu”, avançou Rui Lages, presidente daquela Câmara do distrito de Viana do Castelo, na conferência de imprensa de apresentação do cartaz para 2025.

A Casa do Barrocas, adquirida pela Junta de Freguesia de Vilar de Mouros “há mais de 20 anos” vai acolher o museu, “um espaço de arte, cultura e vivências, dinâmico”, pensado para “honrar os 60 anos do festival”, afirmou.

“O espólio foi sendo reunido pela comunidade. Mas esperamos que este seja também um museu do futuro”, observou o autarca.

O museu vai ter como curador Fernando Zamith, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e a autarquia desafia “quem possa ter espólio do festival para o entregar à Câmara ou à junta de freguesia”.

Sobre o valor do investimento no museu, o presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, Carlos Alves, disse apenas que “o edifício foi adquirido há mais de 20 anos, graças ao festival”, sem referir o montante envolvido.

Vilar de Mouros é o nome da aldeia minhota do concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, que acolhe o “decano dos festivais de música na Península Ibérica”, segundo a organização.

O primeiro festival de música do país, lançado pelo médico António Barge, aconteceu em 1965 e começou por ser um evento de divulgação da música popular do Alto Minho e Galiza.

A edição de 1971, que lhe deu a fama de ‘Woodstock à portuguesa’, contou com a presença, entre outros, de Elton John e Manfred Mann.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes