A pandemia provocada pelo Covid-19 veio mudar o rumo normal do dia-a-dia de cada um de nós e, com as romarias canceladas, foi necessário reinventar a tradição.
Em Portugal a luta contra o Covid-19 fez-se com os olhos postos no controle da curva gráfica da ascensão da pandemia, a qual conseguimos travar com várias medidas sugeridas pelas autoridades sanitárias.
Devido à forte capacidade de transmissão do vírus tivemos todos que ficar confinados, tivemos que alterar hábitos e rotinas, evitar os ajuntamentos de pessoas, como forma de travar o alastrar da doença.
Foram então canceladas todas as manifestações desportivas e culturais no país e no mundo. Entre elas, as festas e romarias populares, que são o pulsar natural das populações.
Festas das Rosas, Feiras Novas, Senhora da Agonia, São João D´Arga e tantas outras festividades foram canceladas, ou se quisermos, adiadas para o ano seguinte.
Em Viana do Castelo foi prontamente criada uma alternativa à Romaria da Senhora da Agonia, com recurso aos meios digitais disponíveis.
Para assinalar as festividades deste ano “diferente”, foi hoje tornado público o cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2020, da autoria de Luis Carlos Araújo Lagadouro, fotógrafo de profissão.
Num ano de pandemia, onde a sugestão é viver a festa de forma virtual, o autor do cartaz optou por agregar os elementos tradicionais da festa e acrescentar-lhe um elemento representativo dos dias que correm.
Para além de um quadro com a imagem da padroeira colocado numa parede, o cartaz apresenta a Mordoma trajada a rigor, com ouro ao peito, mas, desta vez, sentada à frente de um computador.
“Sentir as festas d´Agonia” é o lema da edição deste ano, que terá lugar de 19 a 23 de Agosto com um programa alternativo.