A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez foi uma vez mais autuada pela GNR por ensaiar na via pública sem licença. Esta não é a primeira vez que a corporação é sancionada.

Segundo o presidente da associação, Germano Amorim, a fanfarra “tem sido massacrada com denúncias ‘anónimas’ que já deram origem a mais de 10 autos de contraordenação”.
O auto mais recente foi lavrado a 15 de fevereiro deste ano, após um ensaio pelas ruas da vila minhota. A coima mínima é de 700 euros, podendo chegar aos 3500.
Em declarações à nossa redação, Germano Amorim, presidente dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, afirmou que a sorte dos bombeiros é que “quem apresenta as denúncias é com certeza fraco conhecedor de direito e certamente especialista em covardia, anonimato e incompetência.”
O dirigente defendeu ainda a legalidade da atuação da fanfarra. “A Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez há dezenas de anos que atua em estrito cumprimento da legalidade em defesa do património cultural local arcuense e em particular como parte especial integrante do nosso corpo de bombeiros de forma a dar força e brilho aos seus trabalhos.”
Nas redes sociais, os bombeiros lamentaram a situação, dizendo que “a perseguição continua”. A publicação recolheu dezenas de mensagens de apoio. “A nossa Fanfarra cada vez mais cresce com força e vigor!”, acrescentaram.
Do lado da GNR, a autuação baseia-se no regime jurídico da ocupação da via pública, que determina que qualquer atividade suscetível de condicionar a circulação normal de pessoas ou veículos, no qual se incluirão desfiles de fanfarras, depende de autorização prévia da câmara municipal. Não tendo sido solicitada essa autorização, a autoridade aplicou a lei.
A população de Arcos de Valdevez tem demonstrado maioritariamente solidariedade para com os bombeiros, reconhecendo o seu papel na comunidade. Em muitas outras localidades do país, situações semelhantes são toleradas pelas autoridades, precisamente por se tratar de corporações de bombeiros voluntários. Em Arcos de Valdevez, porém, a GNR optou por aplicar o regulamento na íntegra.
Os bombeiros agradeceram o apoio: “Obrigado a todos os associados e população que tanto acarinha esta parte tão importante da nossa Associação”, deixando no ar a promessa de que a fanfarra continuará, com ou sem autorização, apesar da multa.





