Um concerto de Aurea abre, em 2021, a programação do teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, e um concerto de Páscoa, pelos Moços do Coro, fecha o primeiro trimestre, disse hoje o presidente da Câmara.
A propósito da apresentação, hoje, da programação daquele teatro, que completou 124 anos em setembro, Victor Mendes (CDS-PP) explicou que a cantora Aurea atua no dia 08 de janeiro e o concerto de Páscoa, intitulado “À Luz do Tenebrário”, ocorrerá em março, ainda em data a definir.
Pelo meio, segundo o autarca limiano, a programação entre janeiro e março de 2021 incluirá concertos de música clássica, jazz, espetáculos de teatro, teatro de revista e para bebés, dança contemporânea entre outros eventos.
Vítor Mendes adiantou que o investimento municipal nos 28 espetáculos que compõem a programação do primeiro trimestre de 2021 é de 95 mil euros.
Referiu ainda que alguns dos espetáculos dos próximos três meses foram cancelados durante a primeira vaga da pandemia de covid-19, obrigando ao seu reagendamento.
Victor Mendes destacou ainda a inauguração da requalificação do salão nobre do teatro, num investimento de 30 mil euros, que “permitiu criar um novo espaço que ficará aberto ao público e que poderá receber eventos culturais”.
“A requalificação que foi feita dignifica o teatro e a cultura. É uma mais valia para o teatro, que tem uma função muito importante do ponto de vista cultural no concelho e na região. É um espaço que se pretende dinâmico, aberto não apenas para os dias de espetáculo, mas para outras iniciativas de âmbito cultural”, referiu, destacando que a requalificação do salão nobre foi feita com “o apoio técnico de um ‘designer’ do concelho”.
A obra insere-se no programa comemorativo dos 124 anos do teatro, celebrados em setembro.
O autarca explicou que a intervenção permitiu a instalar no salão nobre algum espólio municipal, como um piano, espelhos antigos e algumas obras de arte.
O Teatro Diogo Bernardes, de estilo italiano, foi construído em 1893, e inaugurado em 1896, tendo sido remodelado e renovado em 1999. Tem capacidade para acolher 310 espectadores.