Os municípios com território na Serra de Arga criaram uma nova associação com a qual pretendem definir estratégias comuns.
Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima formalizaram, sábado, a constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga.
Esta nova associação, que terá a sua sede no Centro Cultural de Dem, tem como objetivo a criação e gestão da área protegida da Serra d’Arga, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.
Desta forma os municípios associados têm agora um novo instrumento para a realização de ações de interesse comum aos Municípios, nomeadamente a promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia, bem como a valorização das atividades agroflorestais; promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios abrangidos; articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; e planeamento das atuações de entidades públicas de caráter supramunicipal.
A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.