A Câmara de Monção revelou hoje que o filme “Monção Deixa Marca”, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, foi distinguido como o melhor filme de turismo do mundo no Japan World`s Tourism Video Festival.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o filme foi produzido no âmbito da nova identidade do município, e que a distinção teve lugar, na quinta-feira, em Kyoto, no Japão, sendo que no festival participaram 1.286 vídeos de todo o mundo.
“Foi um momento inesquecível, que representa uma grande conquista para Monção e um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses. Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território”, salienta o presidente da Câmara António Barbosa, citado na nota, que marcou presença no evento.
Com perto de cinco milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme “Monção Deixa Marca” venceu no festival japonês “na categoria de “tourism destination city”.