Uma rutura numa conduta de abastecimento de água em Arca, Ponte de Lima, está a colocar em causa o abastecimento de água à vila limiana.
O acidente ocorreu às 17, 45 horas e para o local deslocaram-se já uma equipa das Aguas do Lima e outra da Câmara Municipal de Ponte de Lima para avaliar a situação.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, também se deslocou ao local para se inteirar dos trabalhos das duas equipas.
Segundo o autarca, esta é uma daquelas situações “que não queremos que aconteçam, mas, como é óbvio, lá acontecem de tempos a tempos”.
Os danos na conduta vão obrigar à interrupção do abastecimento de água no centro histórico de Ponte de Lima, não havendo previsão de quando será possível retomar o abastecimento.
“As equipas estão no terreno e tudo farão para repor a situação, mas neste momento teremos que interromper o abastecimento de água à vila”, assegura Vasco Ferraz.
Sabemos que a água é um elemento vital, mas “a equipa técnica aqui presente já informou que será necessária a interrupção do fornecimento de água ao centro histórico da vila”, assegura Vasco Ferraz.
“Provavelmente o mais razoável será que cada um armazene, desde já, alguma água em sua casa, pois os danos na conduta são grandes e a sua reparação irá demorar tempo, que ainda não conseguimos estimar”, garante o autarca que disse já ter avisado a rádio local para a divulgação desse aviso, bem como a sua divulgação nas redes sociais.
A equipa da empresa Águas do Lima presente no local não se mostrou disponível para prestar declarações, mas ao que conseguimos apurar este é um ramal já identificado e a necessitar de renovação devido à sua antiguidade.
Segundo fonte contactada pelo “Cardeal Saraiva” a empresa tem já elaborado um estudo que prevê a renovação do ramal numa intervenção que poderá atingir os quatro milhões de euros.
A água é um bem essencial para todos, vital à vida das populações. E para uma vida saudável, para além da água, é também necessária a boa disposição. Não fosse hoje dia 1 de Abril e esta notícia não existiria.