O primeiro livro de fotografias editado em Ponte de Lima é agora recordado e merecedor de destaque na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima com uma exposição evocativa.
Amândio de Sousa Vieira foi pioneiro em Ponte de Lima, quando em 1992, publicou o seu primeiro livro de fotografias. Segundo as palavras do próprio autor, esse livro foi “feito a pensar nesta terra e nas suas gentes, dedicado a todos os que aqui nasceram, que por cá passam algum tempo ou que aqui vivem”.
O livro em questão, de grande qualidade, é uma edição do autor, com a qual ele confirma a sua paixão pela fotografia, mas também por Ponte de Lima, pelas suas gentes e tradição.
A obra, agora em exposição, revela-se como um “importante testemunho cultural na intencionalidade de resgatar através da arte fotográfica tradições, patrimónios arquitetónico, paisagístico e etnográfico, vivências das gentes do concelho e um filão de histórias com gente dentro”, pode ler-se em nota divulgada pela autarquia limiana.
A exposição abre portas hoje e estará patente até 26 de fevereiro na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Em exposição estarão vários painéis, com imagens dos principais momentos do lançamento do livro, e fotografias de Ponte de Lima e das suas gentes tiradas pelo autor.
“Formas de Ver Ponte de Lima: 30 anos depois” é a exposição que permite reviver a obra e as memórias de como tudo começou há 30 anos. É também a “evocação da obra e o seu autor que revelam o talento deste artista, que com mestria domina criativamente a imagem, regista momentos únicos e capta a diversidade das pessoas, da beleza humana e terrena, e preserva as manifestações culturais e costumes da terra”, finaliza a nota.