Quarta-feira, Dezembro 4, 2024

Ano 115- Nº 4979

publicidadepublicidade
InícioACTUALIDADEDia da Mulher: agora é que são elas!

Dia da Mulher: agora é que são elas!

Introdução

O mundo está em constante mudança e, em cada dia, surgem novos desafios, nomeadamente no mundo digital.
As novas ferramentas disponíveis hoje na internet permitem-nos aceder à nova tecnologia de inteligência artificial, que abre portas à comunicação em todos os sentidos.
De referir que o objetivo da inteligência artificial (IA) é fazer com que um computador possa fazer tudo o que o homem faz, mas de uma forma sistemática e rápida. Desde criação de imagens, sons, textos, tudo é agora possível de forma rápida recorrendo à inteligência artificial.
Hoje demos um passo em frente nesse desafio, solicitando à “máquina” que criasse um texto sobre o Dia da Mulher.
À exceção do título, todo o texto foi criado em instantes pela aplicação da inteligência artificial. Agora é que vão ser elas: as mulheres e as novas tenologias. Vejamos porquê:

“Em um futuro próximo, a IA se tornará parte integrante de nossas vidas. Os computadores poderão tomar decisões por nós, por exemplo, assistentes pessoais que poderão dizer-nos em qual loja vende o tablet que você precisa ou qual filme a assistir na Netflix. Resolvemos essa tarefa analisando grandes conjuntos de dados e encontrando os seus padrões – algo que os humanos não podem fazer”.

Agora é que são elas!

O Dia da Mulher é um dia especial para reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres em vários aspetos da sociedade e através dos tempos. É um dia para apreciar a imensa contribuição que as mulheres deram em nossas vidas, desde o local de trabalho até a política, cultura e educação.

Na sociedade de hoje, afigura-se mais importante do que nunca reconhecer e apreciar a importância das mulheres em nossas vidas. Por serem mães, irmãs, filhas, esposas, empresárias e líderes nos mais diversos setores.

Neste dia especial, é altura de prestar homenagem às mulheres pela sua contribuição para a sociedade, reconhecer a sua força e resiliência e reconhecer as lutas que enfrentaram ao longo da história.

O Dia da Mulher foi criado em 1911 e, desde então, tem sido uma oportunidade para refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Este dia serve para percebermos quanto já avançamos no reconhecimento dos direitos e contribuições das mulheres, embora devamos reconhecer que ainda há muito trabalho a ser feito.

Ao longo dos anos, as mulheres foram conquistando o seu lugar e somando vitórias para a sua liberdade, sendo vários os marcos históricos que asseguraram mais direitos para as mulheres e que, dessa forma, mudaram o mundo para as mulheres.

Em 1848, o estado de Nova York aprova a primeira lei para conceder às mulheres casadas o controle sobre a propriedade, o que também garantiu a elas uma existência legal independente; em 1857, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação para proteger mulheres trabalhadoras casadas e viúvas da exploração econômica por certos empregadores; em 1869, é criada a Lei de Propriedade das Mulheres Casadas na França, que concede às mulheres casadas a posse de bens adquiridos durante o casamento; em 1879, o Congresso dos Estados Unidos promulgou uma legislação que dava às mulheres casadas igualdade nos termos da lei em matéria de contratos; em 1884, o Império Russo concedeu às mulheres igualdade legal e os mesmos direitos que os homens no casamento, divórcio, guarda dos filhos e pagamento de pensão alimentícia. Nos Estados Unidos, o Congresso aprovou uma legislação para proteger mulheres trabalhadoras casadas e viúvas da exploração econômica por certos empregadores; em 1893, o Congresso dos Estados Unidos promulgou a primeira lei federal que concedia especificamente o sufrágio às mulheres, que anteriormente eram proibidas de votar em todos os estados, exceto Wyoming. O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação para proteger mulheres trabalhadoras casadas e viúvas da exploração econômica por certos empregadores; em 1892, a Nova Zelândia concedeu o sufrágio feminino; em 1888, os primeiros atos matrimoniais estabeleciam que as mulheres poderiam manter os bens adquiridos antes do casamento e durante o casamento, se pudessem provar que eram legalmente seus.

Ao fim destes anos, ainda existem inúmeros desafios pela frente para as mulheres de hoje. Da violência de género e remuneração desigual para trabalho igual à falta de acesso a oportunidades na sociedade atual.

Há ainda muito caminho a ser trilhado antes que a verdadeira igualdade de gênero possa ser alcançada.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes