Quinta-feira, Junho 30, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioACTUALIDADEAgora é que são elas!

Agora é que são elas!

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher.

Há várias explicações para justificar a escolha deste dia para tal comemoração.
A data foi assinalada pela primeira vez em 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, mas nessa altura o dia escolhido era o 19 de Março.

Desde essa data que o dia é assinalado um pouco por todo o mundo, até que, em 1979, a  ONU reconheceu o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

A escolha deste dia pretende também recordar a manifestação das mulheres russas que reuniu 90 mil pessoas em 1917, exigindo melhores condições de vida.

Hoje esta data é assinalada um pouco por todo o mundo, recordando as conquistas das mulheres e a permanente luta contra preconceitos com que a mulher ainda se confronta nos dias de hoje.

Apesar de ainda existir algum preconceito latente na sociedade, verifica-se que cada vez mais as mulheres ocupam cargos de destaque na sociedade.

Neste momento as mulheres já ultrapassaram os homens em profissões que eram sobretudo masculinas, como médico, magistrado ou advogado.

Estes números são revelados nos dados estatísticos publicados pela base de dados Pordata, a propósito do Dia Internacional da Mulher, os quais refletem a conquista das mulheres ao longo dos últimos 30 anos.

O mesmo estudo indica que há profissões que continuam a permanecer tendencialmente masculinas, como polícias, mas também femininas, como educadoras de infância.

A evolução dos tempos trouxe reviravoltas nas várias profissões demonstrando que agora é que são elas. Que chegou o tempo das mulheres. Cada vez mais.

Feliz Dia da Mulher.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes