O regresso dos entusiastas de todo terreno aconteceu hoje, em Arcos de Valdevez, com a realização da 24 ª edição do Arcos TT.
O evento atrai todos os anos grandes multidões de espectadores e participantes ao concelho e revela-se como sendo um teste de resistência, habilidade e determinação, imperdível para quem gosta da modalidade de off-road.
O objetivo do Arcos TT não é a competição, mas sim o convívio e afirmar-se como um dos maiores passeios TT de motos 2 e 4 rodas da Europa, onde o convívio é também fator fundamental.
A edição deste ano registou, mais uma vez, a presença de grande número de participantes que vieram de todo o território nacional, mas também de Espanha, França, Itália, Andorra, Suíça, Luxemburgo, EUA.
Entre motas, quads ou veículos 4×4, foram mais de 1000 os participantes que percorreram as freguesias do concelho em traçados desafiantes.
O dia começou às 8 horas com uma concentração de condutores e veículos, para, duas horas depois, dar-se a partida para o passeio.
O percurso de TT em Arcos de Valdevez contemplou a passagem por várias freguesias do concelho, como Grade, Vale e Ermelo, e caracterizou-se essencialmente por muitas descidas acentuadas, curvas fechadas e troços técnicos que exigem habilidade e precisão por parte dos participantes.
Filipe Gonçalves, natural da Gavieira, foi um dos participantes no evento. Para ele o percurso deste ano “foi bastante acessível” e nem a chuva estragou o passeio.
“Havia um ponto ou outro com lama, mas nada relevante”, assegura.
Quanto aos participantes, Filipe desabafa que “eram muitas motas”. Depois dos primeiros participantes passarem, “o terreno começou a dificultar”, pelo que nem todos chegaram ao fim.
“Eu fiz duas voltas ao percurso e, quando cheguei ao fim, ainda haviam participantes que não tinham chegado”, confessa o participante com a sensação de “dever cumprido”.
No final do dia, e para encerrar a edição deste ano, os participantes reuniram-se à mesa num jantar convívio.
Arcos TT é uma organização do Moto Clube de Arcos de Valdevez e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.