Os contadores clássicos de electricidade têm os dias contados, mas a nova tecnologia está também a criar dificuldades nas novas ligações à rede.
A EDP Distribuição tem vindo a substitui-los por contadores “inteligentes”, os quais permitem à empresa controlar remotamente cada um dos pontos de fornecimento de electricidade em qualquer parte do país.
O sistema introduzido permite a leitura dos consumos de cada cliente remotamente, desaparecendo, desta forma, vários postos de trabalho, cuja tarefa seria a de fazer a leitura de consumos.
A mesma tecnologia permite ainda ligar e desligar cada ponto de entrega de consumo, evitando, mais uma vez, a deslocação ao local de técnicos para efectuar a operação e, de por conseguinte, uma redução de postos trabalho.
O sistema da EDP Distribuição, que pretende introduzir maior agilidade no fornecimento de energia, entrou recentemente em dificuldades operacionais, tendo a empresa registado dificuldade em cumprir o agendamento de novas ligações à rede elétrica.
Após o cliente solicitar fornecimento de energia a um comercializador de electricidade, a EDP Distribuição verifica a disponibilidade e confirma a data e hora da respectiva ligação à rede, enviando SMS para o consumidor.
Segundo testemunhos que chegaram a nossa redacção, apesar de serem notificados os clientes, acabam por não ter a ligação estabelecida no dia agendado.
Foi o caso de um consumidor, em Viana do Castelo, que recebeu um SMS em 7 de Agosto, no qual era notificava para o agendamento no dia de hoje, 10 de Agosto.
Porém, ao final do dia, a ligação não fora estabelecida, nem o consumidor recebeu qualquer justificação.
Ao fim de três contactos com a empresa a explicação chegou.
Segundo fonte da empresa, tal dificuldade deve-se a um problema no sistema informático, que faz com que cada uma das ligações demore mais tempo do que o esperado.
Por esse facto, a calendarização previamente estabelecida pela empresa acaba por não ser cumprida em algumas situações.
Ainda segundo a mesma fonte há uma equipa de informáticos a tentar corrigir esta situação.