Sábado, Julho 2, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade

Faleceu o Padre Zé

Vítima de doença prolongada, faleceu hoje, com 79 anos de idade, o Monsenhor José Gomes de Sousa.

O Padre Zé, como era carinhosamente tratado pelos limianos, era um dos nossos. Nasceu em 30 de janeiro de 1943 em Barcelos, na freguesia de Grimancelos, mas foi em Ponte de Lima que o pároco dedicou toda a sua vida pessoal e pastoral.

Foi nomeado em 30 de Junho de 1968 Vigário Cooperador de Ponte de Lima, tendo como tarefa ajudar a missão do pároco Carlos Pinheiro, mais tarde designado como Bispo D. Carlos Martins Pinheiro.

Nessa altura, o Padre José Sousa foi uma lufada de ar fresco no seio da igreja local. A sua juventude e o seu dinamismo cedo criaram empatia entre fiéis, e mesmo não fieis, que haveria de durar para toda a sua vida.

Desempenhou as funções de Arcipreste de Ponte de Lima durante três anos, de 2006 a 2008.

Como forma de reconhecer o seu contributo nom seio da comunidade, o Município de Ponte de Lima atribuiu-lhe a medalha de mérito no grau prata em 1992.

Em 2010, e por decisão do Papa Bento XVI, o Padre José Gomes de Sousa foi nomeado Monsenhor, tendo a cerimónia de tomada de posse sido realizada em 23 de Agosto de 2010, na Sé de Viana do Castelo.

Foi professor de Educação Moral e de Geografia e actualmente desempenhava as funções de presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, de capelão dos Bombeiros Voluntários e de presidente do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo.

Hoje, na hora da despedida, recordamos um homem bom que soube desempenhar a sua vocação com distinção.

O padre Zé será sempre recordado com carinho pelos limianos.

À família endereçamos as nossas condolências.

NOTA: José Sousa está em câmara ardente na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Na quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, pelas 14,30 horas, serão celebradas exéquias presididas por D. João Evangelista, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Findas as cerimónias o corpo será trasladado para a Igreja Paroquial de Grimancelos. em Barcelos, onde pelas 17 horas será rezada missa de corpo presente.

Padre José Sousa irá depois a sepultar no cemitério daquela freguesia.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes